O Blog passou a ser o site oficial do Pedra. O endereço continua o mesmo - www.pedraonline.com.br.
Se você não conhece a banda leia e ouça aqui que Pedra é essa...
http://www.pedraonline.com.br/2012/12/pedra.html

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pedra - Faixa a Faixa - Curiosidades - "Só"

Pedra - Faixa a Faixa - Curiosidades - "Só"
Breves comentários para quem quer um pouco mais


O Xando nos recepcionou um dia em sua casa com uma boa nova : " Estou com uma música nova". Quando nos mostrou a ideia original, ficamos animados com a canção que era muito boa.
Havia uma resolução harmônica da parte A que lembrava uma canção já existente e dessa forma, o Rodrigo propôs uma pequena modificação que só valorizou ainda mais a música e descartou qualquer semelhança com outra.
Fomos trabalhando e chegamos à um resultado muito interessante onde elementos como o POP, o Soft-Rock e de certa forma a MPB, de leve, ficaram amalgamados harmônicamente.
No tocante à letra, o Xando já tinha-a praticamente pronta na cabeça. Falando sobre solidão, conta as impressões de um homem no seu cotidiano e como enfrenta essa questão em sua vida.
O título foi um contraponto à música "Queimada das Larvas nos Campos Sem Fim". Buscando o oposto de um título enorme e que evocava o realismo fantástico da literatura de cordel, o título sintético "Só", assegurou-nos o contraste.
A parte final da música, tem um swing que lembra muito o trabalho de Carole King, Elton John etc.
Algumas pessoas surpreenderam-se com o fade out considerado muito ligeiro, mas a ideia era essa, proposital : Deixar que ela continuasse subliminarmente na mente de cada ouvinte, num tipo de interação sutil.
(Luiz Domingues)

Nota :
A principal inspiração para essa letra, além de ter sido um momento em que eu realmente me encontrava e me identificava com a idéia da letra e em especial com a frase, "Não quero visitas, não quero ninguém", foi a idéia de "Cria Cuervos... y te sacaran los ojos".  (Crie corvos e eles te comerão os olhos).
Os "Cuervos" sendo exemplificados pela própria "solidão" que pode criar monstros em nossas cabeças, ainda assim há um teor de "solitude" na letra quando já de cara declara que "Só, mas muito bem acompanhado".
Nas entrelinhas há um pouco da atmosfera emprestada de "Cria Cuervos" de Carlos Saura  ( Veja aqui ) .
Em verdade, a harmonia final quando a letra diz da "Miragem, a ira e o breu, a qual o Luiz enxerga Carole King e Elton John (o que é uma visão bastante plausível e também bem colocada) foi inspirada em climas "Elis Regianísticos" num primeiro momento e, mesmo não tendo exatamente a mesma onda de bolero, lembro-me de ter pensado em algo como a sonoridade de "Dois pra lá, dois pra cá" (Veja aqui) com um adendo da sutileza de um acorde maior, repetido em forma menor e novamente em maior, o que dá um clima bem interessante.
(Xando Zupo)

Só - (Zupo/Hid)
Letra - (Zupo)

Só, mas muito bem acompanhado
Meu pensamento vago cria cuervos em mim, sem perceber.
Só, incomunicável....
Tudo amontoado
Não quero visitas
Não quero ninguém

A miragem, o cheiro, a ira e o breu
Diante da farsa
Quem fui eu ?
Não presto eu, nem presta você.

Só, e o carro na garagem
A noite não acaba
Miséria dorme feliz porque me tem
Só, meu personagem vaga num boteco sem memórias
que ninguém foi, ninguém viu

A miragem, o cheiro, a ira e o breu
Diante da farsa
Quem fui eu ?
Não presto eu, nem presta você.

2 comentários:

  1. Pra mim, essa é uma das melhores música da banda. Qualidade musical absolutamente irrepreensível!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Tereza!
    Apareça sempre.

    ResponderExcluir